Festas de Final de Ano e Saúde Bucal

Cuidados com a Saúde Bucal nas Festas de Final de Ano

Alimentos ricos em açúcar, bebidas alcoólicas ou ácidas podem afetar o bem-estar dos dentes, boca e gengiva.

Após as festas de final de ano (confraternização, happy hour com os amigos, ceia de natal e reveillon), os problemas com a saúde bucal, como cáries e sensibilidade tendem a aumentar significativamente, por conta do acúmulo de restos de alimentos e o consumo em excesso de alimentos, doces, bebidas ácidas e alcoólicas (refrigerantes, cerveja, etc) e o descuido com a higiene bucal (longos períodos sem higienização), o que favorece a proliferação de bactérias que prejudicam a saúde de sua boca.

Por isso, nessa época a atenção com a saúde bucal precisa ser redobrada, para evitar a formação de cáries, placas bacterianas, tártaro, mau hálito, gengivite, etc

Veja abaixo algumas dicas para ajudar você a não descuidar de sua saúde bucal:

• Leve sua escova de dentes para as festas de final de ano. Escovar os dentes após as refeições irá ajudar a prevenir problemas com sua saúde bucal e também vai ajudar a manter seu hálito fresco;
    (Tenha sempre com você um kit com escova e fio dental, para poder cuidar de sua saúde bucal a qualquer momento);
  • Cuidados com alimentos muito duros, alguns alimentos podem provocar pequenos acidentes nos dentes, próteses ou aparelhos ortodônticos.
    (Não quebre nozes, castanhas, avelãs com os dentes!);
  • Evite alimentos doces, moles e pegajosos, pois eles tendem a inflamar as gengivas e favorecem as cáries;
  • Beba mais água. Além de hidratar e eliminar um pouco do açúcar, ela ajuda a equilibrar o índice de acidez da boca, o que reduz a ação das bactérias;
  • Escove os dentes ao menos três vezes ao dia, usando fio dental e enxaguante bucal e nunca vá para a cama sem escovar os dentes;
    Durante à noite o fluxo salivar diminui e a boca fica mais seca e ácida, favorecendo a proliferação das bactérias que prejudicam sua saúde bucal;
  • Caso você esteja fazendo algum tratamento dentário, após as festas de final de ano e das férias, não esqueça de retomar o tratamento.

Consulte seu dentista regularmente.

Boas Festas!