CUIDE DE SUA SAÚDE BUCAL

Você sabia que as condições da boca interferem diretamente na saúde do corpo e que a boa higiene bucal ajuda a prevenir infecções?

Em nossa boca, os microorganismos vivem de forma organizada como uma comunidade, o chamado biofilme.
Uma higiene bucal deficiente e a falta de uso do fio dental, favorecem a proliferação de bactérias, desequilibrando a microbiota da boca o que pode causar infecções e agravar lesões, como as provocadas por próteses e pontes mal ajustadas à boca.

Nesse caso, a pessoa fica mais exposta  a entrada de bactérias na corrente sanguínea favorecendo o desenvolvimento de infecções em outros órgãos e tecidos do corpo.

Além da má higiene, alguns hábitos alimentares, tabagismo e disfunções das glândulas salivares também contribuem para o desequilíbrio na comunidade bacteriana que acarreta esses riscos. Por isso, os cuidados com a boca e uma higiene oral correta e diária são fundamentais para a sua saúde como um todo.

Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia, após as principais refeições (café da manhã, almoço e jantar), e nunca vá para a cama sem escovar os dentes pois os restos de alimentos presentes na boca vão ajudar a proliferação das bactérias. Além disso, quando dormimos, a saliva que é um ótimo protetor da saúde bucal diminui muito sua produção, proporcionando um ambiente perfeito para as bactérias.

Para uma boa higienização utilize a escova, fio dental, limpador de língua e enxaguante bucal.

Higiene bucal é sinônimo de mais saúde e prevenção!